Notícias

Trump e Musk rompemm relações e crise vira tiroteio público

Ouça a Notícia

Luara Rodrigues: Do Expresso 365

06/06/2025

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conseguiu se envolver em nova polêmica e arrastar seu governo a nova crise.
Desta feita o centro das atenções é o bilionário Elon Musk, dono de marcas como Tesla, e que chegou a integrar o governo mas deixou o cargo em 30 de maio.
Foi desembarcar da equipe do Presidente, Musk tornou públicas série de divergências como Trump tem conduzido o país. As críticas públicas não foram poucas e nem limitadas.

Musk alega que Trump deve promover a quebra da economia norte-americana se nada for alterado a partir daí, e inclusive tem postado mensagens favoráveis a seu Impeachment.
O Presidente Norte-americano, tem ameaçado o bilionário com o rompimento de contratos com o governo, e outras sansões, no que tem agravado a situação ainda mais.

Apesar de ter a perder, Musk tem dito publicamente que não precisa do governo para manter seus negócios, e repete que Trump só venceu as eleições por sua causa.
O bilionário não está errado. Trump recebeu cerca de US$ 250 milhões em doações de Musk, que salvou o financiamento de campanha.
Também foi Musk que se engajou pessoalmente para que pessoas fossem votar, em cidades onde Trump teria dificuldades de vencer.

Hoje o Presidente dos Estados Unidos, confunde o poder que temporariamente tem nas mãos, como uma licença para fazer o que quiser, sem consequências.
Ele tem protagonizado uma série de ações que fecham os EUA ao mundo, onde antes o país sempre trabalhou para ser aliado de todos.
Hoje Trump quer por perto, apenas aqueles que tenham algo para lhe oferecer, e aqueles que concordem com tudo que ele quer, sem qualquer questionamento.

A sua briga com Musk, tem ganhado contornos públicos e inclusive invadido as redes sociais.
O bilionário tem usado o X, de quem é dono, para publicar críticas a cada coletiva do Presidente norte-americano.