Blog Orcon+

De abusos em casa a gestão de uma unidade Novorcon: A historia de Mafe, exemplo de superação e determinação

Ouça a Notícia

Por Mariana Heimann

28/04/2025

Esta segunda-feira, 28 de abril, será especial para a jovem Maria Fernanda Borges, a Mafe como é conhecida.
A jovem de 24 anos de idade, irá assumir um cargo de liderança e destaque dentro do Unia (Unidade Novorcon de Acolhimento, Inclusão e Acessibilidade), que pertence ao Instituto Novorcon.
Maria Fernanda é deficiente visual e por anos, viveu uma das mais trágicas situações que sua vida poderia a impor. O abuso sexual em casa protagonizado pelo padrasto.
No ano de 2024, ela foi liberta da situação grávida dos estupros que sofreu, através do projeto Novo Acolhimento, do Instituto Novorcon.
Maria Fernanda não chegou a ter o bebê, que perdeu no início da gestação, enquanto esperava uma decisão judicial que a permitisse um aborto assistivo.

Uma vez acolhida no Novo Acolhimento, ela também entrou automaticamente no projeto Novo Lar, sendo uma das 3 primeiras invisuais a ser atendida no projeto social.
Mafe, se dedicou ao longo dos últimos 12 meses, a conquistar sua independência e ser uma voz ativa dentro da comunidade Novorcon, para ajudar outras pessoas deficientes visuais a alcançarem seus objetivos.

No ano passado, Maria Fernanda iniciou cursos na Unidade Novorcon de Osasco, para aprender informática.
Depois de fazer níveis básico e intermediário, hoje, ela auxilia como Instrutora, alunos que estão começando a aprender.
A jovem ainda ingressou na faculdade de Serviço Social, com o desejo futuro de poder ajudar pessoas que assim como ela, vivem situações adversas.
Mafe não tem mais contato com ninguém de seu passado, mas refez sua vida e caminha no objetivo de crescer cada vez mais.

Nesta segunda-feira, 28, ela será nomeada como Gestora da Unia de Osasco.
A Unidade que a acolheu no ano passado, passa a ser de sua responsabilidade.
Ela irá substituir seu atual Gestor, que deixou a função no último 24 de abril.

Mafe foi convidada para assumir a função, seu mais novo desafio, pelo Jornalista Guilherme Kalel, Presidente do Instituto Novorcon, no dia 25.
“Ela é muito querida por todos os integrantes que frequentam o Unia, é comunicativa, sabe ouvir as pessoas.
Tecnicamente está na faculdade de Serviço Social, e no ano passado, fez cursos em Informática e Administração, que a gabaritam para a função.” Destacou o Jornalista.

“Eu me sinto muito honrada por tudo que o Novorcon representou na minha vida e agora poder contribuir com o Instituto de alguma forma.
Quando eu cheguei aqui, era uma menina assustada e hoje eu enxergo que sou uma mulher forte, pronta para ajudar outras pessoas a serem fortes também. É o que pretendo fazer, a partir de hoje”.

Maria Fernanda é uma historia de sucesso, que mostra que os caminhos adotados pelo Instituto Novorcon, são seguidos como tem que ser, para ajudar e melhorar a vida das pessoas.
Ela é alçada a um cargo de elevação, por conquistar este espaço, sendo uma das primeiras a receber os cursos do Instituto, como relembrou Lívia Morelli, Diretora de Projetos Sociais do Instituto.