Notícias

Exclusivo: Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas do INSS rouba beneficiários e manda descontar valores indevidos de pagamentos

Ouça a Notícia

Por Guilherme Kalel e Amanda Heimann

15/04/2025

Aposentados e pensionistas do INSS que estão consultando suas folhas de pagamento para o mês que vem, estão vendo que mais do que a 1ª parcela do 13º salário para maio, os contracheques estão apresentando um outro dado.
Trata-se de um desconto, não autorizado pelos beneficiários, da Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas do INSS a Anapi.
O desconto vem sendo cobrado, e pode variar de acordo com o salário recebido pelo beneficiário, de R$ 62,00 a R$ 150,78.
Os aposentados e pensionistas que são vítimas do estelionato, a apropriação indébita de algo que não pertence a Anapi, nunca escutaram falar da entidade, até terem os valores descontados.
A Associação, está baseada em Juazeiro do Norte, no Ceará, segundo constam dados obtidos através de pesquisas na internet.
Mas que não puderam ser confirmadas, porque a entidade não responde a contatos realizados.

Os telefones indicados para contato por intermédio da página da Agencia, não funcionam.
E o e-mail de contato não é respondido.
O INSS ainda não se manifestou sobre os descontos de forma indevida nos benefícios, chamados de cobrança de mensalidade associativa.

Na internet, a Anapi se vende como uma entidade sem fins lucrativos, que está aí para lutar pelos direitos de aposentados e pensionistas.
Oferecendo descontos e uma série de benefícios, sem ser clara quanto ao que isso de fato significa.
A página Web da empresa tem poucos detalhes sobre a Associação, e outras formas de contacta-la.

Não é de hoje, que essas associações que alegam ser sindicatos de aposentados e pensionistas do INSS, vem de forma errada ludibriando os beneficiários da Previdência Social.
O problema é que as pessoas não tem o hábito de consultar o contracheque direto no INSS, e por isso as vezes podem levar meses até que descubram que estão sendo roubadas.

Não há outro meio de classificar o que acontece com os beneficiários da Previdência.
Se o desconto não foi comunicado previamente e nem aceito, é roubo, é estelionato.
A Advogada Thais Lima explica que cabe uma ação indenizatória, contra a Anapi, e em alguns casos até contra o INSS, embora nesses casos o processo pode se arrastar por anos.

A culpa do problema também pode recair no governo federal, que autorizou a cobrança de mensalidades sindicais, para todos os trabalhadores e segurados do INSS no ano passado.
Mas segundo o Supremo Tribunal Federal, os descontos só podem ser feitos, com a anuência do segurado, o que nesses casos não acontece.

A Reportagem da Agencia Orcon Press, identificou na segunda-feira, 14 de abril, com exclusividade, diversas pessoas que se surpreenderam ao consultar seu extrato de pagamentos, e virem o desconto nos benefícios.
A Anapi e o INSS foram procurados para esclarecer, e ninguém se manifestou até a publicação da matéria.
Em havendo manifestações, a mesma será atualizada.