Notícias

Prefeito de Curitiba quer retirada de trens que cortam capital paranaense

Ouça a Notícia

Por Isabella Peroni

09/04/2025

O Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, está em Brasília para mais uma edição do encontro de Prefeitos do país.
Ele aproveitou a oportunidade para pedir ao governo federal, que escute sua cidade, na renovação ou não da concessão de exploração do transporte ferroviário de cargas em seu Município.
O governo vem discutindo com a empresa responsável, a antecipação de uma renovação da concessão que seguiria até meados de 2027.

Eduardo Pimentel, defende que as linhas de trem que cortam a cidade sejam retiradas da capital.
Segundo ele, os trilhos atrapalham a fluidez da cidade, porque foram projetadas em outros tempos, hoje isso não se comporta mais na região da cidade.
Para Pimentel, deve ter outra alternativa que permita o transporte, sem passar por bairros populosos de Curitiba, e atrapalhar a rotina de moradores.
O desejo pela retirada dos trilhos da capital, é um assunto que Pimentel trás a discussão sempre que pode, desde quando era Vice-Prefeito da capital paranaense.

O governo estadual também está atento quanto as negociações e quer participar da conversa, segundo disse o Prefeito.
Os ruídos que atrapalham, os acidentes inclusive com mortes que ocorrem com as passagens dos trens, e a interrupção de circulação de ônibus e veículos para a passagem da linha férrea, são alguns fatores que Pimentel defende para a retirada de Curitiba desse rol de transportes.
O Prefeito conversou com a Agencia Nacional dos Transportes Terrestres, em busca de apoio para a retirada da concessão, e da via férrea em sua cidade.