Por Guilherme Kalel e Mariana Ferrari
09/04/2025
O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pediu demissão de seu cargo na noite desta terça-feira, 8 de abril.
Em carta aberta, Juscelino destacou que tomou uma das decisões mais difíceis de sua carreira pública, se afastar para se dedicar a sua defesa, no que chamou de acusações infundadas.
Filho é acusado de enviar recursos para uma cidade do Maranhão de forma ilegal, onde a sua irmã era Prefeita, para o asfaltamento de redondezas de onde tem uma fazenda.
Essa não é a primeira vez que Juscelino Filho é alvo de problemas no governo. No ano passado ele foi acusado de uma série de viagens para assistir a corridas de cavalo, que nada tinham a ver com seu cargo, usando aviões da FAB.
A Procuradoria-Geral da República, o denunciou por corrupção nos desvios de finalidades de recursos públicos, no primeiro caso citado.
Agora o STF deve decidir, se aceita a denúncia e ele vira réu, ou se o caso será arquivado.
Juscelino disse que tem convicção que o caso será resolvido na Suprema Corte, mas que não poderia prejudicar o governo e o projeto do país que acredita e que está sendo construído.
Ele disse ter total apoio de Lula, a quem disse ser um líder que ele admira e agradeceu, por todo apoio.
Lula não decidiu ainda quem vai assumir o lugar do agora Ex-Ministro, mas um dos cotados para a vaga é o deputado Pedro Lucas.
Fontes ouvidas pelo Orcon Press, revelaram que antes da carta de demissão, Lula ligou para Juscelino Filho e pediu que ele se desligasse do governo, ou ele teria que demiti-lo dado a gravidade da situação.