Universo PCD

Caraguatatuba recebe Congresso Nacional de Inclusão e Acessibilidade do Instituto Novorcon de 28 a 30 de março

Ouça a Notícia

Por Isabella March
25/03/2025

O Instituto Novorcon, publicou esta terça-feira, 25, o cronograma oficial do Congresso Nacional de Inclusão e Acessibilidade, que vai acontecer em Caraguatatuba, SP, de 28 a 30 de março.
O evento vai reunir deficientes visuais, para discutir metas para o Programa Nacional de Inclusão e Acessibilidade (Pronia), do Instituto Novorcon, similar ao que ocorreu no ano passado.
Em 2024, os Congressos aconteceram nas cidades de Caragua, SP, Porto Alegre, RS, e São Paulo capital.
Neste ano, a abertura do Congresso volta a ser em Caraguatatuba, reforçando a importância da cidade e da região, para o desenvolvimento da acessibilidade.
“Caragua é um point porque se trata de uma das cidades mais visitadas do litoral norte paulista. Com este evento aqui, esperamos conscientizar pessoas, população, setor comercial, etc, dando visibilidade ao movimento.” Disse Lívia Morelli, Diretora de Ações Sociais do Instituto Novorcon, e responsável pela organização do Congresso.

Foram ofertadas nesta edição, 90 vagas para acompanhar os dias do evento, sendo 60 delas presenciais.
Houve um número expressivo de pessoas que se inscreveram para participar do Congresso nessa modalidade, destacou Lívia.
Os sorteios ocorreram no fim de semana, para selecionar os participantes, que já confirmaram presença.
Os deficientes visuais viajam para a cidade litorânea por conta própria, e lá, recebem todo o suporte do Instituto Novorcon.
Hospedagem, alimentação e transporte, será custeado pelo Instituto, destaca a Assistente Social.

O grupo de 60 pessoas que devem comparecer ao evento, é composto por deficientes visuais, atendidos pelo Instituto Novorcon.
Educadores e pessoas que trabalham no dia-a-dia, com pessoas com deficiência visual, assinantes do Orcon Press, que são deficientes visuais.
10 vagas também foram destinadas, a atender deficientes visuais que não se encaixam nas categorias acima, e que são chamados independentes, para que pudessem participar.

Online, foram ofertadas outras 30 vagas, das quais, 25 pessoas se inscreveram para participar.
As 5 vagas restantes não foram preenchidas, portanto ficaram ociosas, já que o prazo de inscrição se encerrou. Sendo assim serão ao todo, 85 pessoas participando desta edição do Congresso.

A programação do Congresso ficou da seguinte forma:
Sexta-feira – 28/03/2025
8h – Café da manhã para os participantes presenciais.
9h – Abertura do Congresso. Discursos do Presidente do Instituto Novorcon, Jornalista Guilherme Kalel, da Vice-Presidente, Karoline Ribeiro, e da Diretora de Ações Sociais, Lívia Morelli.
10h – Painel de discussão. Inclusão e Acessibilidade para o Mercado de Trabalho.
11h30 – Oportunidade de inclusão. Deficientes visuais poderão se candidatar a vagas, ofertadas por empresas participantes do Congresso, para a modalidade PCD.
12h30 – Almoço aos participantes.
14h – Palestra com a Advogada e deficiente visual Thais Lima. “Desafios da deficiência visual na advocacia”.
15h20 – Palestra sobre Direitos PCD. “Como fica para o deficiente visual adquirir um veículo, agora com uma nova reforma Tributária aprovada pelo governo federal.”
16h – Fundação Bradesco discute os desafios do novo universo digital para o deficiente visual.
17h – Encerramento do Congresso. Jantar será servido das 19 as 20h.

Sábado – 29/03/2025
8h – Café da manhã aos participantes presenciais.
9h – Torneio Especial de Dominó. Participantes poderão se inscrever e o vencedor ganhará quantia de R$ 500,00. 2º lugar receberá R$ 250,00.
13h – Almoço aos participantes.
14h30 – Painel para o Mercado de Trabalho. 3 empresas de tecnologia, oferecem vagas para deficientes visuais e a oportunidade de emprego e de uma nova vida.
15h30 – Pedagoga especialista em Educação Inclusiva, fala sobre os desafios para deficientes visuais enquanto crianças no aprendizado do ensino regular.
16h30 – Painel discute as ações efetivas do governo paulista, contra as pessoas com deficiência visual dentro das escolas. Serão ouvidos depoimentos de professores e alunos, sobre o tema.
18h – Encerramento do dia. Jantar das 19 as 20h.

Domingo – 30/03/2025
8h – Café da manhã para participantes presenciais.
9h – O Painel da Deficiência Visual hoje no Brasil. Quantos brasileiros convivem com deficiência visual em 2025? Quantos destes estão sujeitos a abusos familiar?
10h – Apresentação de comparativo de pesquisas feitas em 2024 e 2025. O que mudou de um ano para o outro, o que o Pronia modificou na vida de deficientes visuais e o que pode ser feito, para mudar ainda mais situações de vulnerabilidades dessas pessoas.
11h – Apresentação sobre o projeto Novo Acolhimento, 1 ano depois de ter sido lançado, após publicação de pesquisa e estudos em Pronia.
12h – Apresentação de projetos de expansão e atendimento de Unidade Novorcon de Inclusão, Acolhimento e Acessibilidade (Unia).
13h – Almoço para os presentes.
14h30 – Encerramento do projeto. Discursos de Presidente, Vice-Presidente e Diretora de Ações Sociais do Instituto Novorcon.
Anúncio da próxima Edição do Congresso, data e local de realização.
16h – Entrega de certificados aos presentes. Emissão de certificado digital e envio aos participantes Online.