Por Isabella Peroni e Pedro Takes
Informe On 24/03/2025 | 6h29
Com um problema crônico no abastecimento de água, moradores de Ponta Grossa, no Paraná, viveram mais um fim de semana de caos, e denunciam o descaso como alegam ser tratados pela Sanepar.
Desde a sexta-feira, 21, dezenas de bairros da cidade estão sem água e a situação não se normalizou ao longo de todo o fim de semana.
Apesar de uma força tarefa ter sido anunciada pela Sanepar m conjunto com o governo do estado no sábado, 22, isso não foi o suficiente para evitar as torneiras secas na cidade, ao longo de todo o fim de semana.
A situação sempre foi complicada mas nos últimos dias piorou, atingindo novos ápices, conta Ana Cláudia Berto, moradora da cidade, uma das denunciantes da situação a Reportagem do Informe On.
A Sanepar foi procurada e destacou que todos os esforços estão sendo feitos para evitar transtornos a população.
A Companhia ainda reforçou que no sábado, 22, teve atendimento presencial em pelo menos 10 bairros da cidade, levando caminhões com água potável para abastecer as pessoas.
A situação no entanto não é suficiente e não atende a toda a demanda, já que muitos bairros fora da lista, também estão desabastecidos.
Os moradores também reclamam que políticos adversários do governo estadual do Paraná, tem aproveitado o caos no abastecimento para fazer politicagem.
Nas últimas horas dezenas de vídeos e fotos foram publicadas nas redes sociais, relatando o drama dos cidadãos mas sem apresentar se quer uma medida efetiva que resolva o problema.
“Não queremos que façam política na nossa desgraça, queremos que resolvam a situação”, disse Augusto Barros, um dos moradores ouvidos pelo Informe On.
Por conta da interrupção no fornecimento de água, a Sanepar cancelou cortes por inadimplência no Município pelos próximos 60 dias, a medida está valendo desde 21 de março.
Também não haverão cobranças de tarifas da água para o próximo ciclo, nos bairros afetados pela interrupção, destacou o Presidente da Companhia Wilson Bley.
Ele ressalta que tudo está sendo feito para normalização do problema, e que houve uma grande escassez no abastecimento por conta de falta de chuvas e aumento da temperatura.
Bley pediu que a população colabore nesse momento difícil, com a economia da água que chegar as torneiras.
Até aqui, a Sanepar não prometeu como deve resolver o problema da cidade.
Ponta Grossa é uma cidade de 350 mil habitantes, localizada em uma região conhecida como Campos Gerais no Paraná.
O Município recebe o título de Princesinha dos Campos Gerais, por suas belas paisagens e grande potencial turístico.
Todos estes benefícios porém, estão sendo esquecidos quando o assunto é a água e a escassez do abastecimento do bem de consumo, em uma crise que perdura há meses, pela Sanepar.