Por Lívia Morelli
Orcon Press 22/03/2025 | 7h49
Atualizado | 9h09
Clientes brasileiros da marca de creme dental Colgate, relataram nas últimas semanas uma reação alérgica após o uso da nova fórmula da Colgate Total.
O creme dental teve uma nova formulação adotada a partir de junho do ano passado, para substituir o até então usado na Colgate Total 12.
A Pasta de dente também teve seu nome alterado. A partir do fim do ano passado, o creme dental passou a substituir definitivamente a formulação antiga, já que os estoques do creme antigo foram acabando e repostos com os novos.
Desde janeiro até março, a Anvisa, Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, relatou que recebeu 13 notificações de casos de problemas com o creme dental.
São relatadas aftas no entorno da lingua, inchaço nas amígdalas, gengiva, além de irritação na boca. Todos os sintomas desaparecem quando o cliente deixa de usar o creme dental, segundo a Colgate.
A marca foi procurada e garantiu que seus produtos são aprovados com um rigoroso controle de qualidade, e que a nova fórmula é resultado de anos de pesquisa, com uma substância usada em todo o mundo por outros cremes dentais.
No entanto, o problema começou a ser apresentado por clientes brasileiros, que relatam as alergias bucais que são realmente interrompidas com o cessamento do uso da pasta.
A Colgate não informou se pretende retirar o item das prateleiras e a Anvisa não proibiu ainda sua comercialização. Em nota a Agencia disse que recebeu notificações da alergia, e a melhora com a suspensão do uso.
Também destacou que estão sendo feitos estudos em amostras coletadas para tentar avaliar melhor o impacto, antes de medidas mais rígidas contra a marca, uma das maiores do país em cremes dentais.