Por Guilherme Kalel
12/03/2025 | 8h08
O governo federal lança nesta quarta-feira, 12, seu programa de crédito consignado privado, voltado para trabalhadores da iniciativa privada e com carteira assinada.
Essa modalidade já existia, mas enfrentava grandes dificuldades por parte dos bancos, que só poderiam emprestar, para quem a empresa tivesse convênio com a instituição.
Pelas novas regras que serão publicadas pelo governo, um sistema de dados federal será criado, para que os bancos possam acessar o histórico do trabalhador.
Assim aumentará o histórico de créditos sendo que uma pessoa poderá contratar em qualquer banco de sua preferência.
Nessa nova modalidade desenhada, os trabalhadores terão opções diversas no mercado.
A taxa de juros mais competitiva, também vai fazer com que os valores hoje praticados caiam, aponta a Federação Brasileira dos Bancos, Febraban.
A proposta do governo para um novo modelo de consignado privado, começou a ser aventada em janeiro deste ano, e vai chegar por meio de uma MP, Medida Provisória.
5 dias depois, a plataforma Online estará pronta para operar, e em até 45 dias, os aplicativos dos bancos poderão também, oferecer a modalidade.
Para fazer o consignado privado, o trabalhador precisará ter a conta no banco que quer se consignar, e ter carteira assinada.