Brasil e mundo

Canadá troca Primeiro-Ministro em meio a tensões com os Estados Unidos

Ouça a Notícia

Por Karoline Ribeiro

Do Orcon Press

10/03/2025 5h29

O Primeiro-Ministro do Canadá, Justin Tredeau, será substituído nos próximos meses em seu cargo atual. Depois de liderar o país por décadas agora o Partido Liberal terá um novo líder.
Neste domingo, após uma disputa que se arrastou por meses, Mark Carney foi escolhido como novo líder do PL e com isso, assumirá o cargo de Primeiro-Ministro.
Pelo menos até que eleições federais ocorram no Canadá em meados de outubro, quando a disputa entre Liberais e Conservadores deve se acirrar.

Pesquisas mostram que se as eleições fossem hoje, Carney teria dificuldades em vencer e os Liberais poderiam perder o comando.
Os Conservadores estão avançando mas isso começou a diminuir porque o futuro candidato da Sigla, é comparado muito a Donald Trump.
Como a relação do Canadá com os Estados Unidos azedou, desde que Trump assumiu a Casa Branca em 20 de janeiro, os canadenses agora estão um pouco reticentes quanto ao futuro de seu país.

Trump impôs tarifas pesadas em produtos vindos do Canadá para seu país, e ameaça invadir os vizinhos para transforma-los em um novo estado dos Estados Unidos.
O público rechaça essa ideia, assim como os políticos do país, de ambas Legendas, contrários a política de Trump.

Carney foi eleito para governar e prometeu fazer isto, para tornar o Canadá cada vez mais forte. O novo Primeiro-Ministro garantiu que as políticas de retaliações do Canadá serão cada vez maiores aos Estados Unidos, e que irão procurar novos parceiros comerciais, se Trump insistir com essa ideia.