Presidente francês convocou líderes europeus para reunião em Paris para 11 de março
Por Guilherme Kalel e Karoline Ribeiro
Do Orcon Press
07/03/2025 | 7h09
O Presidente da França, Enmanuel Macron afirmou nesta quinta-feira, 6 que a Rússia está se tornando um país imperialista.
Na quarta-feira, 5, Macron fez um discurso a sua nação alertando que era preciso dissuadir a Rússia agora pois eles representavam uma ameaça para a Europa, depois da invasão a Ucrânia.
Depois o Presidente disse que estava disposto a oferecer proteção nuclear a aliados da Europa, e o Kremlin reagiu.
A Rússia disse que os franceses se esqueceram do que houve com Napoleão na sua tentativa fracassada de conquistar a Rússia no seu império.
Macron respondeu ao comentário alertando que hoje na Europa, o único país imperialista que tenta se impor e conquistar algo são os russos.
Macron disse ainda que os Estados Unidos são injustos ao reclamar de falta de apoio da Europa. Para o Presidente quando os países europeus foram chamados a lutar no Afeganistão, estavam todos lá.
Quando as tropas do país foram retiradas em 2020, pelo próprio hoje Presidente Donald Trump, nem uma outra nação foi avisada de uma forma muito descortês.
Os Estados Unidos retiraram seus homens e deixaram demais países lá, sem saber o que estava acontecendo, declarou Macron.
Nesta quinta-feira ele esteve em Bruxelas participando de uma Cúpula de Segurança, que definiu cursos de ajuda a Ucrânia na guerra contra a Rússia.
A Cúpula também definiu, que a Europa deve ampliar seus gastos com armas na tentativa da própria defesa.
O francês, também convidou líderes europeus para irem a Paris na terça-feira, 11, em uma Reunião de exércitos europeus, para discutir estratégias de guerra.