Informe On

Imbróglio: Franca pode ficar sem a sua maior festa popular em 2025

Ouça a Notícia

Por Guilherme Kalel

Especial para o Informe On

25/02/2025 8h30

A cidade de Franca pode ficar sem a sua maior festa popular neste ano de 2025.
Faltando pouco menos de 3 meses para a Expoagro Franca, que acontece de 15 a 25 de maio, não há ainda uma definição de quem será a empresa organizadora da parte artística do evento.

A Prefeitura realizou um processo de licitação que foi vencido inicialmente pela MHS de Passos, em Minas Gerais.
A empresa teve prazo para assinar o contrato, e pagar o lance ofertado de R$ 400 mil, que a própria empresa ofereceu para organizar o evento.
O prazo venceu, e a empresa não assinou o contrato. Em conversa com a Prefeitura conseguiu uma extensão, mas de novo, a assinatura não foi concretizada.

A alegação para a não assinatura, é que os artistas para montar uma grade de peso não estariam disponíveis para a Expoagro.
Muitos nomes da música já tem shows agendados em Franca, antes ou depois da realização da Expoagro em 2025, e que já tinham sido marcados por outros organizadores de evento na cidade.
O Franca Rodeio Music, também ficou com uma parcela da grade desses artistas, agendados para setembro, o que inviabilizaria apresentações em maio, por serem muito perto.

A MHS disse a Prefeitura que não havia como pagar pelo lance, sem a confirmação dos shows, e desistiu do contrato.
Posteriormente a segunda colocada na licitação, JNG, de Vargem Grande Paulista, foi acionada.
Os documentos da empresa estão sendo verificados e ainda não se sabe, se a empresa aceitará o evento.
Para fazer a Expoagro Franca, a JNG ofereceu um lance de R$ 372 mil na licitação.
A empresa vencedora terá que trazer a Franca 5 shows, sendo 2 deles gratuitos e 1 que seja uma apresentação religiosa ecumênica.
As exigências do edital e a falta de tempo para criar um cronograma com artistas de peso, podem ser fatores que inviabilizem a realização da feira artística nesse ano.
A parte agropecuária do evento, que é realizada pela Prefeitura, não sofre qualquer alteração.
Mas o que o público quer mesmo, é a parte artística.
Os francanos esperam o ano todo pela realização da Expoagro, que já no ano passado, foi alvo de muita reclamação, com shows cancelados e uma grade fraca.
Nesse ano, se alguém aceitar a missão quase impossível de organizar o evento, terá que correr contra o relógio, para fazer a organização e realização.

As licitações anuais da Expoagro são um problema e não de hoje, e talvez seja hora da Prefeitura repensar o modelo.
Talvez um contrato maior de licitação, poderia dar as empresas a oportunidade de fazer o evento e ter tempo para as contratações artísticas que Franca tanto merece.