Por Karoline Forrester
Do Informe On
25/02/2025 8h30
O Hospital da Cruz Vermelha de Curitiba, no Paraná, deu mais um passo essencial para tratar pacientes na área de oftalmologia.
Desde 10 de janeiro a unidade conta com o serviço de cirurgias de catarata, desafogando uma fila que tem milhares de pessoas na capital paranaense e na região metropolitana.
O hospital vem se tornando referência nessa área, em especial depois da pandemia do Covid-19.
Ainda no pico pandêmico o HCV teve que se adaptar a novas realidades. Num tempo onde cirurgias eram canceladas em todo o país, para proteger pacientes, o hospital entendia que algumas questões não poderiam esperar.
Em parceria com o Lions Club e as Farmácias Nissei, lançou uma frente para arrecadar recursos que depois contou também com a participação de outras entidades e empresas.
A rede permitiu com que fossem montadas, uma equipe médica especializada e uma sala de cirurgia, dentro do HCV, para operações oftalmológicas.
Por meses o Hospital da Cruz Vermelha de Curitiba, fundado em 1917, e que até hoje é referência nacional em atendimento humanizado e solidário, passou a realizar procedimentos cirúrgicos como único hospital no Brasil a fazê-los.
Isso contribuiu para que as filas de cirurgias no Paraná, avançassem a um ritmo menor que em outros estados.
Só em janeiro de 2025 porém, as cirurgias de catarata começaram a ser feitas na unidade, com a aquisição de um novo aparelho especializado nesse tipo de operação, com o apoio de seus benfeitores.