Por Guilherme Kalel e Mariana Ferrari
Do Orcon Press
22/02/2025 6h57
A Justiça Eleitoral de São Paulo condenou em 1ª Instância nesta sexta-feira, 21, o político Pablo Marçal a 8 anos de inelegibilidade, por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2024.
Marçal foi candidato a Prefeitura paulista e teria usado recursos de sua fortuna pessoal, para impulsionar vídeos de vereadores que o apoiavam pelas redes sociais.
A legislação proíbe o pagamento desse tipo de propaganda nas redes, e desta forma Marçal recebeu a condenação.
Este não é o único processo que o político responde em relação as eleições de 2024, mas foi o primeiro em que foi sentenciado.
A defesa de Marçal disse que irá recorrer da decisão da sentença ao Tribunal Regional Eleitoral. Marçal disse que acredita que isso será revisto em 2ª Instância.
A condenação o torna inelegível até 2032, porque começa a contar a partir de 2024, ano das eleições em que sofreu a condenação.
Marçal, vem tentando se viabilizar candidato a Presidência para as eleições de 2026. Em janeiro desse ano ele já havia lançado sua pré-candidatura pelo PRTB.
O partido disse na semana passada, que Marçal seria seu candidato nas próximas eleições, confirmando o que o empresário pavimentou anteriormente.