Por Mariana Dias
Do Orcon Press
20/02/2025 8h29
Um medicamento usado para o controle de Diabetes e doença renal crônica nos Estados Unidos, pode ter agora uma nova recomendação. Isso porque, um estudo revelou que o Fármaco tem propriedades para controlar doenças cardíacas e derrames.
O estudo foi publicado em uma revista científica com o foco em Diabetes e feito por médicos do Montesinai.
Durante 16 meses, 10,6 mil pacientes foram acompanhados sendo que metade deles receberam o medicamento em teste, a Sotagliflozina, e outra metade recebeu placebo.
O número de casos de AVC, insuficiência cardíaca e outros problemas relacionados, diminuiu em 23%daqueles que receberam a droga, se comparado ao grupo do placebo. O medicamento também reduziu as mortes ocasionadas pelas doenças.
Com isso os pesquisadores acreditam que o medicamento possa ser eficaz, para ajudar no tratamento dessas patologias.
A medicação passa agora a ser recomendada também para este tipo de tratamentos, a partir da publicação do estudo.
O medicamento é liberado para uso apenas nos Estados Unidos. Não existe previsão de sua chegada ao Brasil.
Mas com a difusão de uso, em breve ele poderia acabar chegando no país.
Este não é o único medicamento para Diabetes que acaba tendo propriedades em outros tratamentos.
Recentemente a Semaglutida, agente do Ozempic, da Novo Nordisk, também se mostrou eficaz para combate a obesidade, doenças renais e insuficiência cardíaca.
A diferença entre este medicamento e a Sotagliflozina, é que no novo medicamento, os índices de tratamentos bem sucedidos foram de 23%.
A Semaglutida foi eficaz em 20% dos casos e o mecanismo de ação de ambas medicações são diferentes, ressaltam os médicos.