Por Isabella Peroni
Do Orcon Press
17/02/2025 6h
Uma nova onda de calor ganha força no sul, no sudeste e no centrooeste do Brasil, a partir desta segunda-feira, 17. E ela deve perdurar pelo menos até o próximo fim de semana, segundo os Institutos de Meteorologia.
Em São Paulo, o estado entrou em atenção, na madrugada desta segunda-feira quando teve uma das noites mais abafadas da historia.
As 5h45 desta manhã, os termômetros na capital paulista já marcavam 28 graus, um prelúdio de como seria o restante do dia.
Hoje estão previstas temperaturas na casa dos 37 graus, podendo chegar até os 38.
O mesmo deve se repetir amanhã e na quarta-feira, onde são considerados os piores dias da onda de calor.
A partir de quinta, os termômetros devem marcar de 33 a 35 graus, o que diminue mas não refresca o tempo.
Por conta das altas temperaturas, a Prefeitura paulistana montou tendas em pontos estratégicos da cidade, estão sendo distribuídas água e frutas para a população, em áreas mais populosas.
A distribuição tem o foco na população de maior vulnerabilidade social, mas qualquer cidadão sem distinção, pode chegar nas tendas e pegar os itens.
No litoral e no interior do estado, também deve fazer calor, nos próximos dias. No litoral norte e na baixada santista, as temperaturas devem oscilar, de 35 a 37 graus.
No interior do estado, em cidades como Araraquara, Ribeirão Preto e Franca, os termômetros ficarão na casa dos 38 graus.
Por conta das altas temperaturas a Defesa Civil do estado, colocou o estado em atenção, no domingo.
As orientações são para que a população beba bastante água e se mantenha afastada do sol, das 10 as 16h, nos dias de muito calor.
A onda de calor, também deve atingir o sul do país, com o maior foco sobre o Paraná.
Algumas cidades do estado devem registrar 38 graus e outras, 40.
As maiores temperaturas devem ser registradas no norte do estado e no oeste, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet.
No Rio Grande do Sul, a segunda-feira amanhece chuvosa, com resquícios de uma frente fria que avançou no fim de semana e provocou temporais no estado, apesar de termômetros elevados.
A previsão é que ao longo da semana, as temperaturas sigam altas e que pancadas fortes de chuva, caíam no fim do dia, a partir da segunda-feira.