Brasil e mundo

JD Vance ameaça Rússia com sanções e ação Militar se Moscou não concordar com termos de paz que gerem independência para Kiev

Ouça a Notícia

Por Guilherme Kalel e Karoline Ribeiro

14/02/2025 7h02

O Vice-Presidente dos Estados Unidos, JD Vance, que está em Munique para uma conferência de segurança, disse nesta sexta-feira, que a Rússia pode sofrer sanções e uma ação Militar, caso seu Presidente, Vladmir Putin, não concorde em negociar a paz com a Ucrânia.
E em termos que garantam a independência de Kiev, capital ucraniana. A fala ocorreu um dia depois de Donald Trump, Presidente dos EUA, ordenar que autoridades de seu país, iniciem tratativas para uma conversa que resulte na paz entre as nações.
Existe uma guerra em curso, desde fevereiro de 2022, que completará 3 anos em 24 deste mês, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia para tomar seu território.
Os russos controlam hoje, 20% da Ucrânia mas 80% do país ainda segue nas mãos de Kiev e de seu Presidente, Volodymyr Zelensky.

Na quinta-feira, Trump conversou com os Presidentes dos dois países pelo telefone, e depois disse que ambos querem a paz.
Contudo, os termos apresentados por Putin e trazidos a público por Trump, não beneficiam em nada a Ucrânia, ao contrário, submetem o país a todas as vontades russas, inclusive cedendo o território invadido.
A Ucrânia não concorda com esses termos e uma crise acabou gerando a partir dessas falas. A Europa também reagiu, alegando que se a Ucrânia entregar sua soberania e concordar com os termos, é a segurança do continente que estará ameaçada num futuro breve.