Por Karoline Ribeiro
Do Orcon Press
12/02/2025 5h59
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pode propor ao homólogo russo Vladmir Putin, uma troca de territórios entre seus países, como negociação para o fim da guerra.
O ucraniano destacou que a Ucrânia estaria disposta a sair de Kuhrk, na Rússia, se a Rússia deixasse territórios conquistados na Ucrânia.
A medida pode ser posta na mesa de negociações, se o Presidente Norte-Americano Donald Trump, conseguir fazer uma cúpula de paz entre as duas nações.
Trump prometeu ao ser eleito para a Presidência no ano passado, acabar com a guerra em 24h.
Isso ainda não foi feito, mas negociações e conversas vem ocorrendo, entre Estados Unidos, Ucrânia e Rússia, o que não é segredo para ninguém.
Apesar de ter simpatia por Putin, Trump tem sinalizado apoio a Ucrânia uma vez que tem interesses econômicos no país.
Na semana passada o Presidente Americano chegou a propor aos ucranianos, continuar enviando armas, se eles concordassem em trocar por metais raros.
A Ucrânia foi invadida pela Rússia em fevereiro de 2022, neste ano o conflito vai para 3 anos.
Em agosto do ano passado, 1000 soldados ucranianos realizaram a incursão mais bem sucedida da guerra, e invadiram pela primeira vez um território russo.
Desde então, os ucranianos mantiveram uma base de apoio e o Exército de Putin, teve que se replanejar e ainda não conseguiu retomar a área.
O russo controla quase todo o leste ucraniano, e é isso que Zelensky deve buscar retomar de volta.