Por Mariana Dias
Do Orcon Press
São Paulo 10/02/2025 5h35
O movimento Vozes do Advocacy, que reúne 27 organizações sociais não governamentais que cuidam de pessoas e ações contra o Diabetes, lançou uma campanha denominada “Saúde não pode esperar”, na semana passada.
O objetivo é conscientizar o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, sobre iniciativas que precisam ser adotadas pelo estado para melhorar o acesso a tratamentos de Diabetes e suas complicações.
Dados das Organizações, revelam que as pessoas tem esperado uma média de 250 a 400 dias para conseguir uma consulta com especialistas na rede pública de saúde paulista.
Exames solicitados na linha oftalmológica, tem demorado em média de 170 a 300 dias para que aconteçam.
Essas iniciativas e a falta de uma política de monitoramento constante para a glicose, são essenciais para piorar as condições de diabéticos em todo o estado.
O Vozes do Advocacy, já tentou alertar a Secretaria de Saúde do problema. Mas não foram ouvidos.
Agora o movimento quer atingir diretamente o governador, Tarcísio de Freitas, para que possam ser vistos e em uma reunião apresentar um projeto de lei.
Não há expectativa de que Tarcísio os receba, mas a campanha vem exatamente nesse sentido, para conscientizar as pessoas e mobilizar toda a sociedade.
Uma das principais causas de deficiência visual no Brasil é o Diabetes. Com os tratamentos adequados e atendimentos agilizados na rede médica, esses problemas poderiam ser evitados.