Brasil e Mundo |

Putin propõe duelo de mísseis com Estados Unidos para provar capacidade de combate

19/12/2024 | 10h17

O Presidente russo Vladmir Putin, propôs aos Estados Unidos um duelo entre mísseis, em qualquer alvo selecionado pelos Norte-Americanos, para testar seu novo míssil hipersônico.
A arma foi usada pela primeira vez pelos russos em 21 de novembro, na Ucrânia, em resposta a ofensivas dos ucranianos na Rússia em outubro.
Para Putin, o duelo iria comprovar que as forças russas estão prontas para atacar qualquer alvo no mundo, e que as defesas Norte-Americanas não seriam capazes de para-los.

Segundo o Presidente russo essa seria uma resposta a altura, frente ao que o Ocidente vem falando sobre a capacidade russa de combate, e poderia provar, o que podem fazer.
O míssil russo foi desenvolvido com a capacidade de transportar ogivas nucleares, e alcançar qualquer ponto intercontinental.
Mas na Ucrânia, Putin autorizou seu uso em 21 de novembro, depois que os ucranianos atacaram cidades russas, com armamentos fornecidos pelos Estados Unidos, Franca e Reino Unido.
Nessa oportunidade, o míssil em uso não transportou ogivas nucleares e sim apenas bombas convencionais.

Os Estados Unidos ainda não se pronunciou de forma oficial, sobre as declarações russas feitas nesta quinta-feira, 19 de dezembro.
Ao mesmo tempo que Putin desafia os Norte-Americanos com seu novo armamento hipersônico, o Presidente russo deixa claro que seu país atingirá todos os seus objetivos na Ucrânia, onde tropas tem avançado rapidamente nas últimas semanas.
O Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, relatou que seu país continua motivado a combater o inimigo após a invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022.
Para especialistas, a guerra alcançou seu maior pico de tensão, a partir de outubro deste ano, e vive seus momentos mais perigosos.
Hoje com autorização de Putin, armas nucleares podem ser usadas na Ucrânia a qualquer momento, apesar de ainda não terem relatos de seu uso confirmados.