Opinião e Editoriais |

Análise: Ao desafiar Estados Unidos para duelo de mísseis, Presidente russo declara guerra mundial, o mundo só não percebeu

Por Guilherme Kalel

19/12/2024 | 10h22

Nesta quinta-feira, 19 de dezembro, o Presidente da Rússia, Vladmir Putin, desafiou os Estados Unidos para um duelo de mísseis.
O Presidente russo declarou que seu novo míssil intercontinental hipersônico, com capacidade de transportar ogivas nucleares, e que foi usado pela primeira vez em 21 de novembro na Ucrânia, mas sem dispositivos tóxicos, poderia atingir qualquer alvo escolhido pelos EUA.
Na visão de Putin, as defesas Norte-Americanas não conseguiriam parar ou prever, quando o míssil fosse atingir o alvo pretendido.

Essas declarações escalam a tensão mundial, num momento crucial para a Europa e quando os Estados Unidos estão em vias de trocar o seu Presidente.
Joe Biden dificilmente responderia ao desafio e Donald Trump, tem uma certa simpatia por Putin, mas resta saber, até quando isso iria, na defesa da soberania e Segurança Nacional dos EUA.

O que deve na verdade ser analisado, não é se a Rússia tem ou não capacidade de atacar os Estados Unidos.
Mas sim, os simbolismos por trás das falas de Putin.

O Presidente russo em poucas palavras e de maneira pouco convencional e sutil, acaba de declarar guerra ao que seria a maior potência econômica do planeta.
Ao mesmo tempo, fez isso de forma que ninguém percebesse, ou fingisse que não percebe, o que de fato ele quis dizer na conversa.

Muitas pessoas tentarão minimizar o que Putin falou, na tentativa de acalmar ânimos.
Mas este 19 de dezembro é histórico para o mundo, e com certeza em algum momento será registrado na Historia.
Foi nesta data que Putin disse em claro, alto e bom som, que não tem medo de nada nem de ninguém, e que está pronto para o combate intercontinental.
Com uma guerra declarada, só não vê quem não quer, as intenções por trás e nas entrelinhas das falas do Presidente russo.

Guilherme Rodrigues de Azevedo – Jornalista Guilherme Kalel.
MTB: 89344 / SP.
É Editor Responsável pela Agencia Orcon Press e suas marcas associadas.
Presidente do Instituto Novorcon de Projetos Sociais.
Professor de Conteúdo Digital para deficientes visuais. Consultor de Acessibilidade.
E Escritor de Romances e Poesias.
guilherme@orconpress.com.br

Telegram

Whatsapp