Blog Orcon+

Emprego Acessível: Programa do Instituto Novorcon emprega 600 deficientes visuais no Brasil e espera chegar a 1000 cadastrados em 2025

Ouça a Notícia

Por Tayla Vieira

12/12/2024 | 13h44

O Instituto Novorcon, prepara seu balanço de prestação de contas para o ano de 2024.
Aos poucos estes dados vão ganhando forma e mostram o correto caminho que o Instituto de Projetos Sociais vem percorrendo ao longo de 2024.
Um dos destaques que deve ser apresentado na prestação de contas da semana que vem, se refere ao Programa Emprego Acessível.
O programa busca fazer uma base de dados, com deficientes visuais e empresas, para indica-los a vagas no Mercado de Trabalho.
Desde março de 2024, este programa está em curso, empregando pessoas em todo o país, conforme disponibilidade de vagas.

Hoje, 690 deficientes visuais estão cadastrados nessa base, uma das maiores do país, que engloba apenas pessoas com deficiência visual.
Destes, 600 pessoas conseguiram emprego ao longo de 2024, e estão no Mercado de Trabalho.
O número é um recorde, e explica um pouco de toda a inclusão forte em que o Instituto Novorcon se pauta e atua, ao longo do ano, explica Manuela Becker, Diretora de Projetos Sociais do Instituto.

Para o ano que vem, a ambição do Instituto é ainda maior, para levar a inclusão, o trabalho e a acessibilidade para deficientes visuais.
Manuela conta que, devem ser apresentados dados que permitirão esta base de cadastros chegar a 1000 pessoas, ou seja, recebendo no mínimo mais 310 cadastrados.
E deste total, atender a pelo menos mais 300 com empregos garantidos, ou seja, empregando 900 deficientes visuais, até o final de 2025.

Este é o maior programa de inclusão voltado ao Mercado de Trabalho em vigência no Brasil.
Em nem uma outra instituição, há tantos cadastrados e tantos empregos garantidos para deficientes visuais, como destacou Manuela.
As vagas conquistadas neste ano, estão destinadas para as áreas de Administração, Marketing e Serviço de Atendimento ao Cliente.
Nos setores de telecomunicação, comércio e serviços.

O ano pode encerrar com notícias ainda melhores para a base de cadastrados no Emprego Acessível.
O Instituto negocia, a contratação de deficientes visuais com duas grandes empresas do país, nas áreas de Saúde e Serviços Financeiros, revelou Manuela Becker.