Por Isabella Peroni
07/12/2024
O INSS, Instituto Nacional da Seguridade Social, enfrenta mais um problema estrutural em seus atendimentos e está longe de o resolver.
Com pouco pessoal após uma debandada de servidores que se aposentaram entre o final do 1º e começo do 2º semestre de 2024, a Autarquia ficou com servidores muito abaixo daquilo que já tinham, e que era insuficiente para atender as demandas.
Pedidos simples que chegam a central 135 ou ao Meu INSS, como bloqueio ou desbloqueio de empréstimos ou descontos em pagamentos, podem levar meses para serem conclusos.
Uma portaria de atendimentos, determina que esse tipo de ação simples, leve até 5 dias úteis para ser concluso.
Assim como concessões de benefícios, que tem um período estabelecido por lei, de acordo com o tipo de concessão solicitada.
Mas na situação atual, o pedido por exemplo simples, não tem sido realizado com menos de 90 dias após a solicitação.
Já os benefícios tem levado em média de 120 a 180 dias, para que possam ser analisados.
Muitos segurados se cansam da espera, e tem abrido processos na Justiça, sem que a análise administrativa tenha sido concluída.
Quando a Justiça vai verificar, reconhece a demora no atendimento.
A Reportagem da Agencia Orcon Press, entrou em contato com o Ministério da Previdência Social e com o INSS, para saber posicionamentos sobre o tema.
O Ministério destacou que os prazos estão sendo cumpridos por lei, de acordo com a demanda, e que em algumas regiões do país existe pontualmente mais demoras.
O INSS informou, que os atendimentos estão represados e que isso se dá, pela alta demanda.
São milhares de pedidos por dia e poucos funcionários que possam dar conta.
A Autarquia realizou concurso recentemente e espera a chamada dos aprovados.
Também estuda uma força tarefa, para analisar mais rapidamente pedidos feitos há mais de 60 dias, e que ainda estão sem solução.
A historia pode parecer besteira, mas para alguns segurados, é algo essencial.
Pablo Oliveira por exemplo, pediu em setembro de 2024, o desbloqueio de seu benefício para fazer um empréstimo consignado.
Ele pretendia usar R$ 15000,00 para a realização de uma cirurgia que o filho necessita.
Até o momento o benefício segue com o pedido em análise, e a cirurgia não foi realizada, o que agrava a situação de saúde de seu filho.
“É um absurdo essa demora para uma análise que leva menos de 2 minutos para fazer”, desabafa.
Esse tipo de pedido antes, era feito de maneira automática, por sistemas da Previdência Social.
Mas desde o ano passado, essa análise passou a ser feita por servidores do INSS, o que aumentou a demanda e demora, na resolução.
Margarida Silva de 69 anos de idade, deu entrada pelo Meu INSS para solicitar um benefício BPC.
Ela preenche a todos os requisitos mas sua proposta está em análise, desde abril de 2024, e não tem previsão de ser atendida.
A filha de Margarida, denuncia a situação a Agencia Orcon Press, e diz que é preciso mais agilidade nesse tipo de solicitação por parte da Autarquia.
Um levantamento feito pela Reportagem, mostra que só de pedidos simples, como bloqueios e desbloqueios, o INSS tem mais de 200 mil solicitações em aberto.
Os benefícios que estão em análise para concessão, ultrapassam os 900 mil a espera.