Brasil e Mundo |

Policiais jogam homem de ponte em São Paulo, Derrite determina imediato afastamento

Por Tayla Vieira

03/12/2024

Um caso chocante promovido por policiais militares de São Paulo na madrugada da segunda-feira, 2 de dezembro, ganhou repercussão nesta terça-feira.
Policiais que perseguiam um homem em uma motocicleta fugindo de Diadema, na região metropolitana de São Paulo, conseguiram intercepta-lo próximo a uma ponte.
Os policiais vão em direção ao homem e um deles o segura pela camisa.
A moto que caí na abordagem é levantada enquanto os PMs levam o homem até a beira da ponte e um dos policiais o atira no rio.

Segundo informações o corpo da vítima foi encontrado horas mais tarde.
O Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, determinou o afastamento imediato de todos os policiais envolvidos na ocorrência.
Derrite destacou que este não é o tipo de conduta que se espera de um Policial Militar, e que isso mancha o nome da Instituição que tem 200 anos quase de serviços bons prestados a população.

O Secretário ainda informou que foi aberto um Inquérito Policial Militar, que irá apurar a conduta dos envolvidos na abordagem.
O Ouvidor da PM, também está no caso e disse que não serão tolerados nem um tipo de desvio de conduta daquilo que prega a Corporação.

A situação chamou a atenção para o crescimento de abordagens policiais violentas que tem ocorrido em São Paulo, nos últimos 2 anos.
A PM paulista voltou a ser a polícia que mais mata no Brasil, em detrimento de outras Corporações estaduais.
Os números estão em relatórios de organizações e da própria PM paulista.
Só em 2024, mais de 600 pessoas morreram em ações da polícia.