Prevent-Care |

Ministério da Saúde anuncia distribuição de insulina análoga para pacientes com Diabetes tipo 2

Por Mariana Dias

03/12/2024

O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira, 2, um novo contrato para distribuição de insulinas análogas na rede pública de saúde.
Essas insulinas são mais modernas e substituem as tipo humanas que eram distribuídas antes no SUS.

Nos últimos 20 anos o sistema tem distribuído insulinas tipo humana em frascos e recentemente, por canetas aplicadoras, a diabéticos com o Diabetes tipo 1.
Recentemente pacientes com Diabetes tipo 2, também começaram a fazer o uso da medicação.
As insulinas análogas agora também estarão disponíveis em canetas aplicadoras, para este tipo de pessoas.
Melhores e mais eficazes, esse modelo estará sendo incorporado ao SUS e chegando a pacientes do Diabetes tipo 2, pois a insulina tipo humana está em falta.

Desde o ano passado, fabricantes de insulina enfrentam dificuldades na produção da medicação, com tipagem humana.
A análoga e outras tecnologias tem sido usadas como uma solução e o Brasil agora autoriza esse uso para pacientes da rede pública, o que é um avanço.
É importante relembrar que 10% da população brasileira convive com o Diabetes hoje, e que 80% deste público, usa insulina.

O acordo anunciado esta segunda-feira, 2, foi feito com o laboratório Novo Nordisk, para o fornecimento ao governo das insulinas análogas.
O laboratório já havia anunciado semana passada, a entrega de 1,8 milhões de doses de insulina ao governo brasileiro, em um outro contrato celebrado em julho de 2024.