Brasil e Mundo |

Novos golpes pelo Instagram: Pessoal atenção, ninguém com valores a receber é contactado pelas redes sociais

Por Vanessa Porto

04/08/2024 | 10h02

É incrível como as pessoas tem uma capacidade muito gigantesca de criar novos golpes, para ganhar dinheiro ou mesmo para roubar dados de terceiros, de novo, com o objetivo final de ganhar dinheiro.
Há algumas semanas um novo golpe desses tem tomado o Instagram, uma das mais populares redes sociais no Brasil e por conseguinte, uma das maiores ferramentas de aplicação de golpes no país.

No novo modelo, uma mensagem aparece para o usuário, podendo ser no privado ou apenas uma propaganda, indicando que ele tem valores a receber do governo federal, ou do Banco Central.
O sistema Valores a Receber, de fato existe.
Ele foi criado pelo Banco Central, para que fossem resgatados valores esquecidos em contas bancárias de diversas modalidades, e que as vezes a pessoa até esqueceu, que tinha.
Contudo, o governo não notifica de nem uma forma, que você tenha qualquer valor a receber.

Para saber se você tem esse valor ou não, só existe um caminho.
Acessar ao Site Oficial do sistema no Banco Central, digitar CPF e data de nascimento, para saber se tem ou não o valor.
Caso tenha ainda é preciso depois, entrar no sistema com uma conta Gov em seu CPF, transferi-la para nível prata ou ouro de confiabilidade, para ver o valor,
E resgata-lo.

Portanto, é golpe qualquer pessoa que apareça dizendo que tem um valor a receber, e que deva fornecer seus dados, para verificar.
Uma vez fornecidos, seus dados podem ser usados para aplicar golpes ou mesmo para hackear contas digitais ou bancárias em seu nome.
Cada dia mais os golpes estão sofisticados e é preciso mais e mais atenção, de nossa parte, para que não caíamos nisso.
Denunciem perfis que apresentem essas opções, e fiquem atentos.

Vanessa Porto É professora e especialista em Segurança Digital.
Escreve aos domingos para a Agencia Orcon Press, afim de manter o leitor atualizado sobre o tema e tecnologias que possam inibir ataques a seus dispositivos.