Por Guilherme Kalel e Karol Garcia
Do Orcon Press
13/04/2024 | 6h
O Irã se prepara para ataques a alvos israelenses que podem ser em qualquer lugar, conforme já publicado anteriormente no Orcon Press.
Os serviços de inteligência norte-americanos, apontaram que os ataques podem ocorrer entre os dias 12 a 14 de abril, a qualquer momento.
E seriam uma resposta a morte de 7 iranianos, entre eles um alto comandante das forças militares do país, ocorrida durante um bombardeio na Síria há alguns dias.
O governo de Israel não nega nem confirma ter executado o ataque, mas o Irã responsabiliza o país em direto.
O Presidente dos Estados Unidos Joe Biden, voltou a falar esta sexta-feira com o Irã, pedindo que não realizassem nem um tipo de manobra ofensiva contra Israel.
No fim da sexta-feira, 12 de abril, o norte-americano foi um pouco mais enfático.
“Se acontecer qualquer ataque, os Estados Unidos estarão prontos para defender nossos aliados israelenses”, afirmou.
O país chegou a pedir auxilio no conflito a China, mas o país asiático não quis se envolver.
“Os Estados Unidos precisam aprender a ser mais consultivos”, respondeu o governo de Pequim, afirmando que não tem interesse em envolver-se no conflito.
A China e a Rússia possuem excelentes relações com o Irã, e por isso os Estados Unidos tentou a diplomacia com os chineses.
O regime iraniano inclusive chegou a fornecer armas e drones, para que a Rússia execute sua incursão de guerra contra a Ucrânia, o que foi alvo de críticas e aumento de tensões na
comunidade internacional há alguns meses.
O Irã não possue um vasto arsenal de armas, mas possue uma capacidade rápida de produção.
O grande temor é que o país, estava trabalhando em desenvolvimento de urânio para armas químicas e nucleares.
Como o governo não permite visitação de integrantes da ONU, não é possível saber se os iranianos possuem ou não, bombas sujas.
A tecnologia no país é considerada ultrapassada, dadas as sanções que o ocidente impõe no país pelo seu governo opressor.
Ainda assim, o regime conseguiu se desenvolver em alguns aspectos nos últimos anos, em especial dada a inteligência dos cientistas iranianos.
Na madrugada deste sábado, 13 de abril, o Irã posicionava mísseis de cruzeiro e torpedos em submarinos e navios, segundo informou a Inteligência dos EUA.
Imagens de satélite captaram as movimentações que podem indicar um preparo para um ataque direto a Israel.
A Casa Branca também falou, que isso pode dizer que os iranianos só estariam se preparando para uma defesa, se eventualmente forem atacados antes pelo governo Netanyahu, Premiê de Israel.
Ainda ao certo não é possível saber o que as manobras significam.
Mas um clima de tensão hoje, maior que ontem e antes, domina o oriente médio.
Foto / Reprodução – Iranianos votam em eleição em Teerã.